quarta-feira, 23 de maio de 2012

Passeios - City Tour

Agora vou começar com a parte que considero mais importante e o motivo de eu estar escrevendo esse Blog. Fomos pra Cancún sem saber muito bem o que faríamos lá, nossa experiência em viagens se resume ao Nordeste, e imaginamos que seria parecido. De fato foi, mas cometemos alguns erros que não nos permitiu desfrutar dessa viagem plenamente. Quando se compra o pacote com a CVC eles te informam que em Cancún haverá um receptivo, e que esta empresa, parceira da CVC vai lhes oferecer todos os passeios. O que nós não sabíamos é que já no aeroporto na Cidade do México seríamos abordados por vendedores de passeios. Na sala de espera do aeroporto onde iríamos pegar o voo pra Cancún uma moça nos abordou querendo ajudar, informando qual era nosso portão de embarque e se prontificou a nos fornecer informações sobre Cancún, como ela usava um crachá do aeroporto imaginei que trabalhasse para o governo, dando informações turísticas, e resolvemos ver o que ela tinha pra falar. De fato ela nos deu informações úteis sobre linhas de ônibus, passeios e mais algumas dicas, no final da conversa, como era de se esperar, nos ofereceu alguns passeios com preços promocionais, como se fosse um Duty Free de passeios. O nome da empresa para a qual essa moça trabalhava é Translamex, e realmente os preços deles são mais baratos do que a média, um pouco receosos mas querendo aproveitar os preços baixos, compramos Chichen-Itza e Xcaret+Golfinhos com eles. Fazendo um parênteses, os passeios são vendidos em Cancún em todo e qualquer lugar, tem quiosque na rua a cada 50m com gente vendendo, nos hotéis vendem, nos shoppings vendem, enfim, é uma guerra pra te vender, portanto não se preocupe em comprar no aeroporto. Chegando em Cancún fomos recepcionados pelo Martin da empresa ETR, que é parceira da CVC por lá, e a recepção foi muito profissional. Estávamos um pouco tensos por ser nossa primeira viagem internacional, mas chegando lá já vimos placas da CVC, gente com uniforme da CVC, ônibus personalizado CVC, então deu uma segurança muito boa, a CVC existe por lá, e o Martin e outros guias falam um portunhol muito bom. Como chegamos na hora do almoço o Martin nos levou aos nossos hoteis e marcamos o city tour para o dia seguinte de manhã. Chegando no hotel almoçamos e já fomos para o shopping, mas vou falar das compras em outro post. City Tour + Jungle Tour Essa dica é boa, o city tour só vale a pena se vocês quiserem fazer o passeio de lancha, chamado Jungle Tour. O Martin nos pegou cedo no hotel e demos uma volta por Cancún, ele nos passou algumas dicas mas o city tour serve mesmo pra eles nos venderem os pacotes turísticos. Foi uma baita perda de tempo e matação total. Como tínhamos 5 dias inteiros em Cancún e mais a tarde do dia que chegamos e a manhã do dia em que íamos embora, poderíamos ter aproveitado este dia para já fazer um passeio, queríamos fazer 4 passeios com 1 dia livre no meio, mas perdemos nosso dia livre já no primeiro dia ao fazer o city-tour. De qualquer forma, ao final do city há a opção de fazer o jungle tour, que é um passeio de aproximadamente 2 horas em que a própria pessoa pilota uma lancha seguindo um guia por uns canais e no final faz um snorkel. Não fizemos esse passeio mas quem fez gostou bastante. Finalizando esta parte, minha dica é: Pense bem antes de fazer o city tour, você pode ligar para a agência, ou pedir pra alguém ir até seu hotel e te passar todas as informações, ou você mesmo ir pessoalmente até eles lá pela zona hoteleira, mas há formas de conseguir as informações sobre os passeios sem precisar fazer o city tour. Além disso ele te convence a fechar os passeios sem te dar a chance de pesquisar os preços, mas vou comentar mais sobre isso no proximo post.